Senhor do Bonfim quer ser a “Capital Baiana do Forró”         
Cidades

Senhor do Bonfim quer ser a “Capital Baiana do Forró”      

Situada no Sertão da Bahia, a 380km de Salvador, a cidade de Senhor do Bonfim ostenta, segundo seus moradores e admiradores, o título de “Capital Baiana do Forró”. Motivos para isso eles têm, afinal o município sedia um dos maiores festejos juninos do Estado e do Brasil.

Quem visita Senhor do Bonfim se depara com um São João voltado para as tradições com trios de sanfoneiro, bandas de pífanos (calumbis), grupos nas ruas, alvoradas juninas, grupos folclóricos, casamento matuto e o famoso Show de Espadas.

Este ano, as comemorações ocorrerão durante os dias 22 e 25 de junho. “Bonfim se prepara durante todo o ano para, em junho, realizar uma festa, que é o seu maior patrimônio. Centenário, o São João bonfinense atrai todos os anos milhares de turistas de todo o país, que são acolhidos com alegria e muita animação pelos filhos da terra”, afirma o prefeito Carlos Brasileiro, destacando ainda o impacto financeiro do evento, com a geração de negócios, empregos temporários e renda para a cidade.

A festa acontece por toda a cidade, com trios de forró e grupos juninos, que fazem a alegria, de forma descontraída. Mas, em duas áreas específicas, é montada uma estrutura para realização de shows e apresentações culturais: o Espaço Gonzagão (Arraiá da Tapera) e o Espaço Assis do Acordeon. O Espaço Gonzagão é montado no Parque da Cidade, onde acontecem, à noite, os grandes shows. Tem capacidade diária para até 80 mil pessoas. A infraestrutura inclui barracões de bebidas, área de alimentação, passarela do licor, parque infantil, banheiros químicos e estacionamento.

São mais de 25 mil metros quadrados de diversão. Lá, estarão se apresentando gratuitamente nomes como Flávio José, Alcymar Monteiro, Falamansa, Adelmário Coelho, Jorge de Altinho, Chambinho do Acordeon, Fulô de Mandacaru, Tayrone, Cicinho de Assis, Mano Walter, Banda Magníficos, entre diversas outras atrações.

Espaço alternativo –  Já o Espaço Assis do Acordeon fica no centro da cidade, onde acontecem, durante o dia, apresentações de trios nordestinos, artistas e bandas regionais e outros grupos tradicionais. O típico forró pé de serra anima os forrozeiros, no palco montado. O espaço é uma opção de entretenimento e encontro com a cultura nordestina. Bonfinenses e turistas curtem o xote, xaxado e baião. Na área há ainda um centro de artesanato, onde é possível adquirir peças produzidas da região.

Como chegar:

Via Terrestre:

Distância: 376 km de Salvador.

Sair de Salvador pela BR-324 sentido Feira de Santana, chegando até o município de Capim Grosso. De lá, entrar na BR-407, passando por Filadelfia, daí até Senhor do Bonfim são 29km.

De ônibus pela empresa Gontijo – tel.: (71) 3450-4488, saindo do Terminal Rodoviário de Salvador.