São João de Iaçu tem o trem do forró   
Notícias

São João de Iaçu tem o trem do forró  

Com três dias de festa, o Arraiá do Mochilão, em Iaçu, já divulgou a sua programação, que começa na quinta-feira (23) com Filomena, As Gondins e Cangaia. No segundo dia  sobem ao palco Josefina Furacão, Kiko Salles e Forrozeiro do Mato. Os festejos, que leva esse nome em homenagem ao trem que por 30 anos carregou passageiros economicamente sem recursos, se encerra no domingo (25),  ao som de João Almeida e Flor de Maracujá.

Distante a 275 km de Salvador, Iaçu traz como tema dos festejos juninos, que acontece na Praça dos Ferroviários, em frente à Estação de Trem da VLI-Ferrovia Centro Atlântica,  “Aguenta, coração! O cupido me flechou no Arraiá do Mochilão”.

Os festejos juninos começam na noite do dia 23, com a chegada do trem Mochilão, seguidos de apresentações de quadrilhas e shows. O passeio de trem, uma das principais atrações de Iaçu, é realizado durante os dias da festa. Outro ponto alto da festa é o Arrastão dos Candangues, que acontece na tarde do dia 25.

Com três dias de festa, o Arraiá do Mochilão, em Iaçu, já divulgou a sua programação. Distante 275 km de Salvador, o tema de festa, que acontece na Praça dos Ferroviários, em frente à Estação de Trem da VLI-Ferrovia Centro Atlântica será “Aguenta, coração! O cupido me flechou no Arraiá do Mochilão”.

Na sexta-feira, dia 23, a festa contará com Filomena, As Gondins e Cangaia. No sábado​(24)​será a vez de Josefina Furacão, Kiko Salles e Forrozeiro do Mato. A festa se encerra, no dia 25, domingo, ao som de João Almeida e Flor de Maracujá.

O “Arraiá do Mochilão” é uma homenagem ao trem que por mais de 30 anos um transportava passageiros economicamente sem recursos. De 1930 na 1960 este meio de transporte era conhecido como “Mochila” e levava passageiros do Recôncavo baiano para a Chapada Diamantina.

Como manda a tradição, os festejos juninos começam na noite do dia 23, com a chegada do trem Mochilão, seguidos de apresentações de quadrilhas e shows. O passeio de trem, uma das principais atrações de Iaçu, é realizado durante os dias da festa. Outro ponto alto da festa é o Arrastão dos Candangues, que acontece na tarde do dia 25.

História – Iaçu realiza o Arraiá do Mochilão desde o ano de 2005. O objetivo da festa é preservar manifestações com forte apelo cultural e turístico, além de fortalecer a cultura regional, preservar a tradição popular, os festivos juninos e movimentar a economia da cidade. Neste período o Município aumenta o seu fluxo turístico, aquecendo a economia local. A festa é uma valorização da história do município, que tem uma trajetória de desenvolvimento em torno da linha férrea. A cidade com tradições nordestinas possui uma gastronomia que privilegia os produtos da caatinga e do Rio Paraguaçu.