Notícias O São João

Trezenas de Santo Antonio começam neste domingo (1º) em toda a Bahia

 

Neste domingo (1º), começa o mês preferido dos nordestinos, em especial dos baianos e com ele, as tradicionais trezenas de Santo Antonio, que permanecem com um grande número de adeptos, mesmo em tempos de internet e redes sociais. Com fama de casamenteiro, o santo português possui muitos devotos no Brasil e, sobretudo na Bahia, onde as rezas que homenageiam ocorrem na capital e no interior.

Apesar do ponto alto ser o 13 de junho, dia de Santo Antonio, muitas famílias celebram em casa e em igrejas a trezena completa. Em alguns casos é feito um tríduo, com as homenagens realizadas nos dias 11, 12 e 13.

A assistente social Marli Falcão lembra dos tempos em que sua mãe, a dona de casa Neusa, fazia festa para Antonio. “A casa ficava sempre lotada e o dia mais movimentado era o 12 de junho, quando era realizado o Forró dos Namorados”, recorda.

Além dos bairros mais populares, que ainda preservam a tradição de rezar o Santo Antonio, igrejas que levam o seu nome também realizam grandes festejos. Na Barra, as homenagens ocorrerão sempre às 19h, sendo que, na terça-feira (10), o horário muda para às 17h30, em decorrência da apresentação da Camerata da Osba Opus Lemen, logo em seguida.

Um dos pontos altos será a programação do domingo (8), quando se realizam uma carreata até o Farol da Barra, às 9h, e a Procissão de Santo Antônio, às 17h. Já na sexta-feira (13), último dia da trezena, e dedicado ao santo, serão realizadas missas nos horários de 7h, 9h, 10h30, 12h, 14h, 15h30, 17h e 18h30.

Na Paróquia de Santo Antônio Além do Carmo, localizada no Centro Histórico, a trezena será realizada de 1° a 12 de junho, às 20h, com participações especiais e temas diferenciados, com destaques para a programação da terça-feira (3), que terá a presença do Quadro Solar da Orquestra Sinfônica da Bahia, e do sábado (7), com participação da Orquestra Neojibá.

Já na sexta-feira (13), a programação tem início às 6h, com alvorada de fogos de artifício. Serão realizadas missas nos horários de 7h, 9h, 10h30 e 17h. Os devotos participam de uma procissão, às 18h, pelas ruas dos bairros de Santo Antônio e Barbalho, e às 19h, de uma missa de encerramento, celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Giovanni Crippa.

Contatos

Igreja de Santo Antônio da Barra

Tel: (71) 3013-3117

Paróquia de Santo Antônio Além do Carmo

Tel: (71) 3242-6463/3241-8092

Conheça a história de Santo Antonio