Atrações culturais e gastronômicas deram o clima da promoção do São João da Bahia, na noite da última quinta-feira (13/4), no Coco Bambu Anhembi, em São Paulo (SP). O evento contou com a presença do governador em exercício, Geraldo Júnior, além de operadores turísticos, agentes de viagens e jornalistas, além do titular da pasta de Turismo, Maurício Bacelar. Durante o evento, a Setur apresentou as características dos festejos juninos baianos, com alcance nos 417 municípios do estado, além da infraestrutura de aeroportos, rodovias e hotelaria, para atender os visitantes
A promoção busca apresentar na capital financeira do país, o potencial turístico dos festejos juninos em todo Nordeste, e, em especial no estado da Bahia. Essa manobra, no entanto, não é exatamente uma novidade, haja visto que a mesma estratégia é adotada pela Prefeitura de Salvador, para promover o Carnaval da cidade há pelo menos 3 anos.
Contudo, parece que tem surtido efeito favorável. Salvador, por exemplo, foi o destino brasileiro mais ‘vendido’ em 2022, de acordo com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) nesta última semana. A capital baiana ficou à frente de importantes destinos turísticos como Porto de Galinhas, Recife e São Paulo, que ficaram na segunda, terceira e quarta colocações, respectivamente.
Além da apresentação nacional, o Governo do Estado da Bahia, investe alto para garantir que os 417 municípios possam, dentro de suas possibilidades logísticas e culturais, festejarem o santo mais querido da região. Geraldo Júnior, na ocasião do lançamento em São Paulo, aproveitou para confirmar shows no Parque de Exposições de Salvador e no Pelourinho, ainda sem falar sobre datas e atrações.
2023 tem sido atípico para algumas festas particulares. Se por um lado o tradicional ‘Forró do Lago’, não ocorrerá, festas como ‘Piu Piu’, ‘Sfrega’, ‘Forró do Frajola’, ‘Ticomia’ e ‘Galinho’ já anunciaram suas grades e abertura de vendas. Para aqueles que buscam algo mais popular, com cheiro e jeito de tradição, muitas prefeituras da Bahia já anunciaram também suas grades com nomes como: João Gomes, Solange, Calcinha Preta, Adelmário Coelho, Limão Com Mel, entre outros.
Para este ano, a Bahia pretende movimentar cerca de 65 milhões, superando os 64,5 milhões que circularam nos festejos pré pandemia.
Repórter: Ricardo Henrique