A primeira noite do Ita Pedro, que ocorre no município de Itabuna até domingo(03), foi marcada por um público estimado em mais de 60 mil pessoas, que lotou a “Arena Zé Cachoeira”, na Avenida Princesa Isabel.
As apresentações musicais começaram às 20 horas desta quinta-feira (30), quando a Banda Originais do Forró subiu ao palco. Na sequência, a Banda Cacau com Leite, fez um show para ninguém ficar parado, afinal, a Banda é da terra e tem seu público cativo.
Casais e pessoas de todas as idades dançaram o genuíno forró da banda grapiúna, cujo show deu mostras do que ainda estava por vir na madrugada. Além de seu repertório, Cacau com Leite fez homenagens ao mestre Luiz Gonzaga, com Pagode Russo e Olha pro céu. O público cantou com gosto as estrofes iniciais: “Olha pro céu, meu amor/ Vê como ele está lindo/ Olha pra aquele balão multicor/ Como no céu vai sumindo…”
“A festa está maravilhosa, está bonita. Parabéns ao prefeito Augusto Castro, Aldo e a todos os envolvidos. Pelo primeiro dia, já vimos esse resultado maravilhoso. É um prazer poder estar aqui, fazendo parte dessa marca, que já nasce vitoriosa”, disse Ari PB, vocalista e compositor da Banda Cacau com Leite.
E quando o cantor Alcymar Monteiro subiu ao palco, foi só animação entre os apaixonados por forró. O artista apresentou canções e elementos da cultura nordestina, a exemplo de bandas de pífanos e passistas de frevo. E como sempre, fez seu apelo durante a apresentação: “O Nordeste é terra de cultura, riqueza cultural. O Brasil é diverso. Não podemos deixar essa nossa cultura se apagar”, pediu.
A noite ainda teve Zé Vaqueiro que, com seu “Piseiro” , levou o público a entoar suas canções com um show contagiante. O artista pernambucano de Ouricuri, fez gente de todas as idades cantar e dançar “Volta pra mim BB”, cujo refrão diz: “Tem como eu voltar pra você?/ Tem como eu voltar pra você? / Volta comigo, bebê/ Volta comigo, bebê”, foi entoado pela multidão a plenos pulmões.
Na sequência, Harmonia do Samba continuou com seu suingue, liderado por Xanddy com axé, pagode baiano e samba reggae. A mistura de ritmos e performances foi acompanhada por gente de todas as idades, inclusive a homenagem a Luiz Gonzaga, num genuíno forró. Canções antigas também foram relembradas.
Na penúltima parte do Ita Pedro, o público dançou com a música eletrônica do MC Rogerinho, que fez homenagens a Mamonas Assassinas e apresentou sofrências, funk carioca e demais ritmos. “Se puder voltar aqui ainda neste ano, agradeço”, declarou ao final.
Depois, Cris Lima trouxe o seu variado repertório, enquanto Pegada X encerrou a maravilhosa noite inaugural do Ita Pedro.
Fotos: Fred Pontes e Edgar de Souza