Estou estreando aqui no Portal São João na Bahia, uma felicidade muito grande para qualquer amante do São João. Sou colunista do maior portal sobre a maior festa nordestina.
Assim, gostaria de começar me apresentando. Meu nome é Ruan Passos, sou natural de São Félix, no interior da Bahia e um amante de São João desde quando me entendo por gente.
Sou advogado de formação – formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia – e artista de paixão. Sou ator, comediante, improvisador, escritor, roteirista e dramaturgo.
Nessa vida já fiz de tudo um pouco, já vendi ovo, já dei aula de matemática e teatro, já fui cobrador em lotação de transporte alternativo (“Bora, Salvador, Jaqueira, Brasilgás, saindo agora”), já fui até o noivo bêbado em um casamento na roça no arraiá de minha escola na quarta série (na década de 1990 isso era possível de ocorrer).
Na literatura publiquei 4 livros: “Diário de Um Quarentenado”, “Cordel Nerd”, “Era Uma Vez a Folia” (Kindle) e “Almas Fartas” (Editora Giostri).
No Stand Up Comedy já me apresentei em mais de 60 noites de comédia nas cidades de São Paulo, Salvador e Cachoeira.
A paixão pelo Nordeste trago na minha escrita. Fui roteirista da série “Juninas” em produção pela Tem Dendê Produções para a TV Aberta e escrevi o espetáculo “Saudades, João”, em cartaz no Teatro Módulo, nos domingos pela manhã. O espetáculo é um musical, recheado com muito forró e conta a história de uma criança que vai parar em um mundo onde um mago tirano proibiu o São João.
Esse espetáculo me fez conhecer Gabriel Carvalho, idealizador desse portal e um desses apaixonados pelo forró que a gente quando descobre quer ter por perto sempre.
Nesta coluna vou falar de tudo um pouco e quero manter um canal de diálogo com vocês. A escrita tem essa característica, ela é uma eterna troca. E essa relação vai ser ligada pela paixão que temos pelo São João e pela cultura nordestina.
Então sempre que tiver texto novo aqui e você vier ler, eu vou tá do lado de cá cantando “óia eu aqui de novo, xanxando; óia eu aqui de novo, para xaxar”. Espero que você venha sempre xaxar comigo por aqui.