O secretário de comunicação da Bahia, André Curvello informou em publicação no portal A Tarde que o São João 2023 recebeu mais de 1,5 milhão de turistas em cerca de 300 municípios com programação promovida pelo Governo, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur). De acordo com o secretário, a movimentação de pessoas vindas de diferentes lugares do país gerou aos cofres baianos uma receita que soma R$ 1,5 bilhão.
“Esses dados impressionantes refletem o aquecimento do comércio e do setor de serviços, como viagens e hotelaria, durante o período festivo. A alta demanda foi evidente, com locadoras de veículos esgotando 100% das suas frotas, e hotéis e pousadas sem vagas disponíveis”, escreveu Curvello.
Na publicação, o secretário ainda destacou o aumento na chegada de turistas pelo aeroporto de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, que registrou crescimento de 65% no período junino, enquanto na capital, o aumento registrado foi de 8%.
Curvello também apresentou um balanço do público que compareceu ao Parque de Exposições de Salvador, onde a festa começou no dia 22 e seguiu até a madrugada do último domingo (25). A estimativa feita foi de 100 mil pessoas para cada dia de festa.
Infraestrutura
Outro dado informado pelo secretário foi o de investimento em infraestrutura que, de acordo com o secretário, foi de R$ 3,1 bilhões nos primeiros cinco meses do ano em áreas como Educação, Saúde e Segurança Pública. De acordo com o secretário, “23 mil policiais e bombeiros garantiram uma festa pacífica e com ocorrências reduzidas”.
“Os investimentos do governo baiano, aliados ao fortalecimento da economia nacional no governo Lula e à queda nos preços de alimentos e combustíveis, têm proporcionado benefícios significativos para a população. A geração de empregos, o aumento da renda e a melhoria dos serviços públicos são resultados diretos dessas políticas públicas.
Proporcionalmente somos o estado que mais investe em infraestrutura no Brasil”, escreveu.