O Artesanato da Bahia encerra a sua participação com vendas e circulação de grande público, nos dois fins de semana, no São João da Bahia, no Parque de Exposições de Salvador. No estande, os visitantes foram atraídos pelos produtos artesanais expostos e comercializados, elaborados por artesãs e artesãos baianos. Com a superlotação do Parque, que reuniu com milhares de pessoas nas noites dos grandes shows, muita gente buscou o espaço para um descanso no confortável no lounge, degustou licor e interagiu com fotos no espaço instagramável.
Nos bastidores, o Artesanato da Bahia encantou artistas e convidados que se apresentaram nas duas fases do evento, ao presenteá-los com peças assinadas por artesãs e artesãos baianos. Não faltaram elogios de Daniela Mercury, Psirico, Solange Almeida, Simone Mendes, Pablo e Del Feliz, entre outros, além do ator Daniel Ferreira e dos digitais influencers Leozito Rocha e Tiago Banha.
“Parabéns ao Artesanato da Bahia. Maravilhoso, amo artesanato, tenho uma honra muito grande em receber este presente e acho importante porque são traços culturais, parte da arte do nosso povo”, vibrou Daniela Mercury ao receber uma máscara de cerâmica indígena Kiriri, da cidade de Banzaê.
Com as vendas, muita gente adquiriu acessórios para usar na hora ou levar para casa. Os mais disputados foram os brincos, colares, bolsas, pulseiras e chapéus, criados por diversas técnicas e uma diversidade de matérias.
“Estamos aqui presente com o artesanato, feito aqui e com o tempo, através de um espaço de promoção do artesanato de nosso estado. Um espaço não só de convivência, mas que faz a vitrine para divulgar o nosso trabalho”, conta Davidson Magalhães, secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE. Já Weslen Moreira, coordenador de Fomento ao Artesanato, acrescenta “que durante o São João da Bahia, relações foram consolidadas e diálogos com artistas e personalidades foram importantes para apresentar o que há de melhor do artesanato feito pelas mãos de artesãs e artesãos baianos”.
O Artesanato da Bahia se despediu com êxito do São João da Bahia, alcançando mais uma vez o seu objetivo de estar presente em um evento representativo da expressão cultural do estado, unindo o artesanato às tradicionais comemorações juninas. A ação é uma iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato – CFA, em parceria com a Associação Fábrica Cultural. O Artesanato da Bahia conta com o apoio da SUFOTUR.