A Lei Luiz Gonzaga, que institui um percentual de 80% de presença de artista de forró nas festas de São João, está em tramitação na Câmara dos Deputados, mas três municípios da Bahia já a praticam e com um volume de 100% de forrozeiros em suas grades juninas. São eles Mucugê, Andaraí e Piatã, todos na Chapada Diamantina, que promovem eventos tradicionais e priorizam atrações do chamado forró pé de serra em suas programações.
Em Mucugê, a prática já é uma tradição e faz com que a cidade atraia milhares de turistas que garantem 100% de ocupação nos meios de hospedagem. O arrastapé que ocorre na Praça dos Garimpeiros este ano reuniu nomes como Carlos Vilella, Marquinhos Café, Rennan Mendes, Mestrinho, dentre outros nomes. Atrações locais e concurso de quadrilhas também animam a festa do município que em outubro sedia um festival de forró promovido pelo cantor, compositor e sanfoneiro Targino Gondim.
Na vizinha Andaraí, o São João é um fato novo e acontece desde o ano passado. Com o slogan de “Maior São João pé de serra da Bahia”, a festa reúne artistas locais e forrozeiros tradicionais, a maioria da Bahia. A secretária de Cultura e Turismo, Jaciara Pereira, comemorou o resultado da festa. “Tivemos todos os hotéis lotados, a cidade enfeitada e a população engajada no São João. Foi o ambiente ideal, com programação infantil e entretimento e cultura para os adultos”, disse.
Já Piatã casou o clima frio com o calor das fogueiras e do forró em todas as suas vertentes. De 23 a 26 de junho a cidade recebeu turistas de todas as partes da Bahia que foram conferir os shows de artistas e bandas de ritmos nordestinos.