Mais de 250 mil pessoas passaram pela praça de eventos de Euclides da Cunha entre os dias 21 e 25 de junho no Arraiá do Cumbe, a festa tradicional de São João da cidade. O número representa um novo recorde de público.
Na manhã desta quarta-feira (26/junho), a prefeitura e a empresa produtora fizeram um balanço da festa, e destacam os novos investimentos realizados como essenciais para o sucesso do evento. Este ano, várias modificações foram realizadas, incluindo a contratação de um palco ainda mais estruturado e com mais tecnologia, ampliação e reestruturação da área destinada para o público e vendedores, e mais profissionais atuando nas áreas de infraestrutura, segurança e saúde. O município também criou este ano um espaço reservado para pessoas com deficiência (PCD).
Durante os cinco dias de festa, passaram pelo palco principal nomes como Alcymar Monteiro, Arreio de Ouro, Léo Santana, Maiara & Maraisa, Desejo de Menina, Joelma (ex-Calypso), Kart Love, Silvano Salles, Danniel Vieira, Acácio, Heitor Costa, Belluco, Brega e Vinho, Toque Dez e Henry Freitas. Como já é tradição, a festa foi encerrada pelo cantor euclidense Chico D’Oliveira, já com o sol forte.
Além das atrações que se apresentaram no palco principal, a programação oficial do Arraiá do Cumbe se estendeu a outros pontos centrais da cidade, onde aconteceu a tradicional Alvorada Acorda, João, com a apresentação dos cantores Jonas Esticado e Nildo É Show, o Nativus do Cumbe (bloco andante de pé de serra e com 20 anos de tradição), além de paredão às tardezinhas e encontro de sanfoneiros na feira livre.
Segundo o prefeito Luciano Pinheiro, a mistura de ritmos e a programação diversificada se tornaram a marca do Arraiá do Cumbe. “Quem é da cidade ou está nos visitando tem várias opções para se divertir, além de outros eventos que acontecem nos espaços alternativos. Isso nos possibilita, enquanto organizadores, ofertar opções que agradem a todos, e a prova que estamos no caminho certo é o recorde de público a cada ano”, explica o gestor.
O Arraiá do Cumbe contou com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Fomento ao Turismo (SUFOTUR), e Petrobras. O prefeito destacou a importância do apoio por mais um ano. “O São João de Euclides da Cunha é um dos mais procurados da Bahia nesse período junino e o governo entendeu isso e garantiu o apoio financeiro. Vai ajudar muito a pagar as contas”, afirma.