Com festa em mais de 300 cidades, a Bahia foi o principal destino de artistas e bandas de forró neste São João. A maratona dos artistas foi longa e fez com que muitos tocassem até cinco vezes em um único dia.
Foi o caso da banda Calcinha Preta, que se apresentou em Santo Estêvão e em mais quatro cidades no dia 23 de junho. Em entrevista à repórter Danielly Cerqueira, do site São João na Bahia, os cantores Silvânia Aquino e Daniel Diau disseram que sempre que podem arrumam um jeito de descansar para chegarem renovados nas apresentações. “Tentamos dormir um pouco, sempre que dá tempo, mas a gente busca se alimentar bem, fazer exercícios e absorver a energia do público.
Cantores como Alcymar Monteiro, Solange Almeida e a Banda Forrozão das Antigas também têm agenda lotada no período. Juntos, eles totalizarão 60 shows entre 1º de junho até o próximo dia 4 de julho.
De acordo com a nutricionista Dayse Falcão, para a rotina de diversos shows durante os festejos juninos, os cantores e músicos devem se atentar para os cuidados com a alimentação. “O principal é a hidratação e as frutas cítricas são excelentes aliadas, pois estimulam a salivação e ajudam na lubrificação das cordas vocais. A maçã também é um alimento aliado na proteção da voz. É preciso evitar o consumo de alimentos gordurosos e ricos em cafeína e ter cuidado com o horário da ingestão”, disse.