Gabriel Carvalho
Manter o sigilo das atrações que vão se apresentar no São João é uma das mais árduas tarefas dos gestores municipais em tempos de informações circulando aos montes nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Ainda assim, prefeitos e secretários, na maioria das vezes, de Cultura, se esforçam para que as grades dos festejos juninos não vazem para a imprensa, influenciadores e fofoqueiros de plantão.
Contra o segredo, que é considerado como uma joia, está um verdadeiro time montado por produtores, empresários de bandas, servidores públicos e assessores próximos dos chefes dos executivos locais. E o motivo do sigilo passa pela estratégia de transformar o anúncio das bandas e artistas num grande evento de pré-São João que a gente resolveu batizar de chá de revelação junino.
Irecê, cidade localizada a 500km de Salvador, reuniu uma multidão no Calçadão para ver o prefeito Murilo Franca (PSB) divulgar nomes como Simone Mendes, Toque Dez, Mestrinho e Tarcísio do Acordeon. A mistura de ritmos é uma característica marcante do município que é conhecido como a Terra do Feijão.
Cantada em verso e prosa como a Capital Baiana do Forró, Senhor do Bonfim, distante 380km de Salvador, prepara grande festa no próximo sábado (12) para apresentar ao público os nomes daqueles que farão a alergia de bonfinenses e turistas. O prefeito Laércio Jr (União) promete grandes estrelas da música e um resgate às tradições na Praça Nova do Congresso, local escolhido para o anúncio da grade.
Em Amargosa não será diferente. O prefeito Getúlio Sampaio quer aproveitar que a cidade estará lotada no feriado de Páscoa, com a realização do seu primeiro Festival de Forró, para divulgar a grade oficial da Cidade Jardim, que está entre os três principais destinos de festas juninas da Bahia.
Itaberaba, na Chapada Diamantina, fez algo parecido. Já destinos como Ipirá e Jequié anunciaram os principais nomes pelas redes sociais. O prefeito Zé Cocá (PP) foi o primeiro a divulgar bandas e artistas do São João. Fez isso lá pelos idos de dezembro de 2024. Já Cruz das Almas e Santo Antonio de Jesus optaram pelo tradicional almoço para a imprensa em Salvador.
Em Uauá, a prefeitura local fará uma live para mostrar a sua grade.