A força do forró, da pesquisa e das brasilidades dançantes vai invadir os palcos juninos com a potência de DJ Preta, que em 2025 comemora sua terceira participação consecutiva no tradicional Forró da AABB, em Salvador, e a estreia no aclamado Festival Terraiá, um dos mais esperados do calendário alternativo da cidade.
Jornalista, produtora musical e pesquisadora de Forró Tradicional e Música Nordestina, DJ Preta é fundadora do ForróSound e atua como DJ Open Format desde 2016. Em seus sets, costura ritmos como samba, seresta, brega, ijexá, macumba, arrocha e axé music, com uma curadoria que preza pela diversidade e pela pulsação da pista. Seus bailes são sinônimo de cadência, balanço e muito chamego!
Além de movimentar as pistas, DJ Preta se destaca pela atuação em festivais de peso como o Festival da Primavera, Festival Virada Salvador e Carnaval de Salvador, além dos festivais de forró de Mucugê (BA), Aldeia Velha (RJ) e Riachão do Jacuípe (BA). Em 2024, foi DJ residente no projeto Vila Junina, no Mercado do Rio Vermelho.
Preta também é reconhecida por sua postura ética na discotecagem: é pioneira na escolha de repertórios livres de letras machistas, racistas e discriminatórias, reafirmando o papel da música como ferramenta de respeito e inclusão. É dela também a assinatura de remixes e beats como o da música “Forró Pra Pife Ver”, da banda Cajú Pinga Fogo (PI), e “Ebó D’si Fazê Acendê”, da artista baiana Pedra Homem Cabra Bixa.
Em tempos de São João, DJ Preta representa o protagonismo feminino e negro no cenário da música nordestina. Com a energia das festas de terreiro, da pista e das feiras, ela transforma cada apresentação em um manifesto dançante. A temporada junina está só começando — e DJ Preta vem com tudo!