Gabriel Carvalho
Em tempos de pandemia, onde uma pequena parte dos brasileiros ainda cumpre algum isolamento social, a cervejaria Ambev marcou um gol de bicicleta. Fazia tempos que não via um produto como uma bebida alcoólica chegar tão bem ao mercado nordestino. E não foi só na região mais cabra da peste do Brasil, pois a ação de marketing da companhia abrange 18 estados e mais de 80 milhões de pessoas durante 30 dias.
Diferente do Carnaval, que tem seus festejos no Brasil concentrados em algumas dezenas de municípios, as comemorações juninas vão muito mais além. Na Bahia, que é o nosso ambiente de trabalho, a manifestação cultural que tem no forro, gastronomia, danças e fogos de artificio alguns dos seus principais elementos, podemos contar pelo menos 300 cidades sem nem fazer esforço.
E foi a aí que a Brahma marcou um golaço. Batizado de #CircuitoBrahmaLive, o projeto deve levar, durante um mês, cerca de 200 horas de música, distribuídas em 200 lives a mais de 45 milhões de pessoas. A ação, de lançamento da cerveja Brahma Duplo Malte, prevê ainda a distribuição de brindes, sorteio de geladeiras personalizadas e ajuda a artistas e bandas em ascensão.
E talvez um dos segredos para o sucesso da ação tenha sido justamente essa conexão direta com o Nordeste feita pela marca, buscando se aliar a forma como o nordestino pensa. “São artistas que transmitem verdade no São João”, disse o gerente de marketing regional da Ambev, Harry Racz, durante entrevista coletiva virtual feita na tarde de sábado (20).
Wesley Safadão, Luan Santana, Elba Ramalho, Mano Walter, Calcinha Preta, Magníficos, Mastruz com Leite, Saia Rodada, Unha Pintada e Dorgival Dantas são alguns dos vários artistas que participarão das lives ao longo do mês de junho, assim como Aduílio Mendes, Walkyria Santos e Katia Cilene .
O encontro digital feito com jornalistas e influenciadores, mediado pela Agência LK, também contou com a presença do cantor Bell Oliver, que faz parte do time de vocalistas da Banda Calcinha Preta.
Novos formatos
Oliver disse que há um sentimento de frustração por não estar perto do público, fazendo o que gosta. “Tínhamos 42 shows e veio o coronavirus, fazendo com que mudássemos os nossos planos”, disse. No entanto, o cantor lembrou que a pandemia abriu um novo mercado e comemorou o sucesso da live da Calcinha Preta, que chegou ao Trend Topics do Twitter e que rendeu mais de 10 milhões de visualizações e mais de 900 mil acessos simultâneos por alguns longos minutos.
Na avaliação do artista, esta foi uma sacada muito boa, que levará a direção do grupo a buscar novas soluções e novos negócios digitais, como a transmissão via streaming, num formato similar ao do NETFLIX.
Na live do próximo dia 23, o artista anunciou que a transmissão será com a ajuda de um playback, pois a banda está cumprindo a quarentena de forma responsável.
Harry Racz, da Ambev, também pensa de maneira semelhante e afirmou que as transmissões digitais abrirão novos mercados para o setor do audiovisual.