Início » Liga do Samba Junino arrasta multidão em Festival

Liga do Samba Junino arrasta multidão em Festival

A maratona de shows do Samba Junino na capital baiana teve mais um destaque no final de semana. A Liga do Samba Junino arrastou uma multidão no bairro do Garcia durante o VI Festival de Samba Junino no sábado (1º) com a participação de vinte e quatro grupos de Samba Junino da capital baiana para celebrar o fortalecimento desta manifestação cultural.

“O objetivo da Liga é preservar, fortalecer e difundir cada vez mais a cultura do Samba Junino em nossa cidade no intuito de promover o contato entre várias gerações de sambadoras e sambadores, mestras e mestres desta cultura e para dar mais visibilidade a este movimento cultural, além de formar novas gerações do Samba Junino”, afirma o cantor, compositor e um dos diretores da Liga do Samba Junino, Nonato Sanskey.

 

 

O festival foi composto pelos tradicionais concursos de canção, rainha e melhor grupo onde foram avaliadas canções inéditas; melhor rainha e desempenho geral do grupo incluindo figurino, repertório, rainha e envolvimento do público durante as apresentações.

 

“O Festival da Liga do Samba Junino na sua sexta edição, consolidou o evento como o principal da cidade no segmento. Não pelo número de grupos ou público, mas sobretudo por preservar a essência dos antigos festivais, contemplando com premiações os três grupos melhor colocados, a rainha que se destacou, bem como o melhor intérprete”, declara o produtor cultural e diretor da Liga do Samba Junino, Vagner Shrek.

 

O festival que teve patrocínio do Governo do Estado através da Superintendência de Fomento ao Turismo (SUFOTUR), premiou como melhor grupo, o Samba do Morro. O Samba Duro de Terreiro e o Samba Duro da Ladeira ficaram como segundo e terceiro colocados respectivamente. Na competição rainha, foram premiadas as representantes do Samba do Morro, Samba Duro da Ladeira e o Samba Gira D’elas. Já Valdir, cantor do Samba do Morro, levou o prêmio de melhor intérprete.

 

Sobre o Samba Junino:

 

O samba junino representa uma expressão cultural genuinamente soteropolitana, marcado pela rítmica do samba duro, disseminada há pelo menos 50 anos em diversos bairros de Salvador. Os bairros tradicionais que realizam os festejos são Engenho Velho de Brotas, Engenho Velho da Federação, Federação, Fazenda Garcia, Tororó, Nordeste de Amaralina, Garcia, dentre outros. Em fevereiro de 2018, o Samba Junino foi reconhecido como Patrimônio Imaterial de Salvador e em 2020 entrou no calendário oficial de eventos da capital baiana, sendo comemorado no dia 17 de abril.

Somos o principal portal de festas juninas do Brasil. O São João na Bahia é um site privado e não possui vínculos com órgãos governamentais, apenas parcerias comerciais. 

 

Se você quer anunciar em nosso portal, envie um e-mail para contato@saojoaonabahia.com.br 

Destaques

Cidades

Todos os direitos reservados © São João na Bahia 2023 – Desenvolvido por Conecta Freela