Início » Semana Santa: com festival de forró gratuito para toda a família, Riachão do Jacuípe é o destino ideal para o ‘feriadão’

Semana Santa: com festival de forró gratuito para toda a família, Riachão do Jacuípe é o destino ideal para o ‘feriadão’

 

II Festival de Forró de Riachão do Jacuípe reúne shows, oficinas e feira de economia criativa e será realizado nestes sábado (30) e domingo (31)

 

Se você ainda estiver à procura do destino ideal para passar o ‘feriadão’ da Semana Santa, acaba de encontrá-lo: Riachão do Jacuípe, localizado na região Nordeste da Bahia e a 186 quilômetros de Salvador. O município sediará, nestes sábado (30) e domingo (31), a segunda edição do Festival de Forró local, evento essencialmente regional e que vem se firmando como fomentador da cultura nordestina no estado.

 

De forma gratuita, o Festival irá proporcionar a moradores e visitantes cerca de 15 horas de música ao vivo, oficinas, feira de economia criativa e mesa-redonda. Na programação musical voltada ao público adulto, destacam-se o anfitrião Del Feliz, Dorgival Dantas, Tato (Falamansa) e Mestrinho; para a criançada, tem Zé Livrório, Alice D’Angelo e Pé de Lata.

 

“Estamos contando as horas pra ver o rosto das pessoas nas ruas curtindo nosso Festival com alegria. A festa é nossa, então, esperamos trazer muitos benefícios para a população inteira e uma experiência marcante para toda a família, conterrâneos e turistas, que serão bem recebidos aqui em minha terra — a cidade mais hospitaleira do Brasil”, contou Del.

 

Diante dos resultados positivos obtidos na primeira edição, o prefeito de Riachão do Jacuípe, Carlos Matos, exaltou a relevância do evento para o fortalecimento do comércio, turismo, agricultura familiar, economia criativa e a cidade como um todo. “Sei quanto isso é importante para o comércio local. Teremos a rede hoteleira lotada e restaurantes e lojas vendendo bastante, o que é muito bom para nosso município e para viabilizar os investimentos em cultura e arte para toda a população.”

 

Mais sobre Riachão — Riachão do Jacuípe fica na região metropolitana de Feira de Santana (RMFS) e tem como principal rodovia a BR-324. Com saída de Salvador, a viagem leva aproximadamente três horas, e uma passagem de ônibus custa em torno de 60 reais.

 

O município possui cerca de 33 mil habitantes e uma área territorial de mais de 1,1 milhão de metros quadrados. Está situado às margens do Rio Jacuípe e suas principais atividades econômicas são a pecuária e a agricultura, com ênfase nos rebanhos bovino e suíno e na extração da fibra de sisal, objeto de exportação — é o único município da região sisaleira, além de Candeal, que pertence à RMFS.

 

Embora o Festival seja o grande atrativo do momento, outros elementos locais, como a Cachoeira da Gurunga, as barragens da Laranjeira e dos Pilões, o Açude do Cedro e a trilha no Morro do Bonsucesso também fazem de Riachão um destino atrativo.

 

Mais informações e dicas, a exemplo de hospedagem e alimentação, podem ser encontradas no perfil @festivaldeforroriachao no Instagram.

 

O II Festival de Forró de Riachão do Jacuípe é realizado pela Prefeitura Municipal, com produção da Enredo Produções, e tem patrocínio da Cateno e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC).

 

Confira a programação completa do Festival

 

Sábado — Em ambas as datas, o evento, que marca o protagonismo do município na promoção da cultura nordestina na Bahia, começa às 14h e toma parte da noite. A abertura, no sábado, será com um bate-papo na Creche Municipal: a mesa-redonda ‘Forró: Patrimônio Cultural Imaterial’. No mesmo local, haverá, em seguida, uma oficina de instrumento musical dedicada à sanfona, com o artista Nonato Lima, referência no país.

 

Enquanto isso, na praça Landulfo Alves, terá início a Feira da Agricultura Familiar (Agrifam), com artesanato, gastronomia e cachaças. Para fechar a primeira parte da programação, mais oficinas — desta vez, na quadra local: Literatura Infantil e Poesia, com Zé Livrório; e Dança, com o grupo Forró Cabrueira. Ainda na quadra, o grupo de música infantil Pé de Lata faz sua apresentação para a criançada.

 

A bordo de sua Kombi com biblioteca itinerante e palco móvel, Zé vai comandar a Oficina de Literatura Infantil e Poesia, à tarde, na quadra de esportes do município. Responsável por dar vida ao personagem, o professor Cristóvão Cerqueira, nascido em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, é um grande defensor e propagador da cultura nordestina e, por onde vai, busca aproximar as crianças de suas raízes. Para isso, ele promove a valorização de referências regionais com um repertório que passeia pelos principais ritmos da cultura regente dos nove estados do Nordeste.

 

Todo o restante da programação musical acontecerá no palco Balbino do Acordeon, a partir das 18h, com Quarteto de Luiz, banda que se inspira nas obras do Rei do Baião e de Dominguinhos. Na sequência, o anfitrião Del Feliz, embaixador do Forró, sobe ao palco e recebe como convidados a cantora mirim Alice D’Angelo, Piazzito (Rio Grande do Sul) e Cristina Amaral (Pernambuco).

 

Também se apresentam os artistas Janayna Pereira (ex-Bicho de Pé), Waldonys, Zé Geraldo, Aduílio Mendes e Luiz Fidelis. Logo após, Del Feliz volta ao palco, com novos convidados: Rafael Argolo, Eugênio Cerqueira e Julinha. O primeiro dia é encerrado com a participação da banda Os Bambas do Nordeste, ao lado de Elmo Carneiro e Olivan Monteiro.

 

Domingo — No domingo, o Festival começa sob com um arrastão sob o embalo da ‘Marinete do Forró’, ônibus que transporta um grupo artístico de mulheres inspirado na Festa de Reis Roubado. Com concentração no Instituto Social Santa Marta, a turma sai pelas ruas levando a história de forma lúdica e, de casa em casa, pergunta: ‘São João já passou por aqui?’.

 

No interior da marinete, vão a noiva e o sanfoneiro, responsável por animar as passageiras. Em alguns pontos ao longo da cidade, elas descem do veículo e fazem apresentações de cantigas de roda e danças tradicionais de São João. A praça Landulfo Alves, por sua vez, sedia a Oficina de Dança, mais uma vez comandada pelo Forró Cabrueira e, agora, ao som da baiana Emili Pinheiro. Lá, também haverá novamente a economia criativa da Agrifam.

 

O fole vai roncar a partir das 16h, quando Emili sobe ao palco Balbino do Acordeon. Indicada ao prêmio ‘Revelação Feminina’, do Festival Nacional Forró de Itaúnas, no Espírito Santo, ano passado, ela recebe Kelvin Diniz e Paulinho Jequié. A cantora será sucedida pelo ‘dono da casa’, Del Feliz, com apresentações solo e em conjunto com os convidados Diego Silva e Paulinha Oliveira.

 

Dorgival Dantas, Tato (Falamansa), Mestrinho e Adelmario Coelho abrilhantam ainda mais a noite, que também terá espaço para as participações de Delphine, Madame Forró; Liv Moraes, filha de Dominguinhos; Nonato Lima; e Jefinho Dias. Del Feliz volta ao palco acompanhado de Izabelly Diniz e Vinícius Marques, antes da última atração, Os Malvadinhos do Forró.

Somos o principal portal de festas juninas do Brasil. O São João na Bahia é um site privado e não possui vínculos com órgãos governamentais, apenas parcerias comerciais. 

 

Se você quer anunciar em nosso portal, envie um e-mail para contato@saojoaonabahia.com.br 

Destaques

Cidades

Todos os direitos reservados © São João na Bahia 2023 – Desenvolvido por Conecta Freela