Além de assistir aos shows de grandes atrações nacionais, quem escolheu Santo Antônio de Jesus como destino no São João vai entrar no arrasta-pé ao som de diversos forrozeiros da região e da cidade em todos os palcos montados para a festa nos bairros, na feira livre e na zona rural.
A valorização do ritmo nordestino é um dos principais objetivos do evento, que começou oficialmente na noite de ontem, quarta-feira (22/6) e segue até domingo, dia 26, com mais de 250 horas de entretenimento e público estimado em mais de 100 mil pessoas por dia.
Na noite de ontem, animaram uma multidão o cantor Zé de Belém, as bandas Os Cumpadi e Kart Love; os cantores Tarcísio do Acordeon e Del Feliz levaram o tradicional forró ao palco e fizeram os forrozeiros arrastarem o pé. A banda de Aracaju, Calcinha Preta, a principal atração, fechou a primeira noite quase de manhã e atraiu a atenção dos fãs da banda relembrando os grandes sucesso.
Forró em toda cidade e homenagens
Os palcos principais do Melhor São João da Bahia, batizados de Assis Amâncio e Correia de Melo, em homenagem a dois grandes personagens que fizeram história na cidade e contribuíram para a cultura local, receberão nesses cinco dias 18 bandas e artistas locais mesclando grandes nomes da música brasileira, totalizando 32 artistas.
“Nossos palcos este ano tem os nomes da nossa gente, nomes que fizeram a nossa cultura mais forte. Assis Amâncio uma vida de talento e festa; Correia de Melo, nosso poeta boêmio; Bonfim Mercê, o criador do Jegue Trio; Renan Rocha, músico e locutor, que nos deixou no ano passado vítima de covid. E assim, vamos trazendo um pouco da nossa história, valorizando nossos talentos e nossa memória”, disse a secretária de Cultura, Sílvia Brito.
Mas não é só no Espaço do São João, o circuito oficial, que tem festejo. Em diversos pontos da cidade tem música ao vivo com artistas de Santo Antônio de Jesus se apresentando nos bairros, na zona rural, na feira e nas praças. Ainda tem o Palco Alternativo e a Tenda da Diversidade para quem curte rock, hip-hop e rap; e a Vila do Forró.
Nos dias 25 e 26, sábado e domingo, tem programação especial para crianças e idosos com o Forró das Crianças e Forró da Melhor Idade, a partir das 15h30, no Espaço do São João. A animação fica por conta de Jutay Mercês, ABC AfroSAJ, Fabiana Sampaio, Mariana Araújo e Maria Cristina. Ainda vai ter o São Pedro da Sapucaia, na zona rural.
Na noite desta quinta (23/6), vão se apresentar no Espaço do São João, a partir das 20h30, Flor do Nordeste, Luziel Andrade, Verena Santana e Mara Ribeiro, artistas de SAJ; João Gomes, uma das principais atrações, junto com Solange Almeida e a banda Unha Pintada