Durante a apresentação do Projeto Carnaval Ouro Negro, em solenidade na Praça Tereza Batista, no Pelourinho, em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues afirmou que o São João da Bahia vai ter promoção turística no mercado nacional. Ele estava ao lado do vice-governador Geraldo Jr, dos secretários Bruno Monteiro (Cultura) e Ângela Guimarães (Promoção da Igualdade Racial), além do presidente da Embratur, Marcelo Freixo. “Quando passar o carnaval, vamos selecionar os nossos principais destinos juninos para fazer a promoção dos festejos em todo o País”, disse.
O São João ocorre em mais de 300 municípios e é considerada a principal festa regional do estado, por acontecer de forma descentralizada.
O secretário do Turismo do Estado, Maurício Bacelar, disse ao Portal São João na Bahia que a promoção começa na quarta-feira de cinzas, com uma campanha publicitária chamando os visitantes para os festejos juninos. “A Bahia é o estado com o maior volume de eventos. Teremos uma promoção intensiva. Reuniremos as agências de viagem, operadores de turismo e faremos uma capacitação desses empresários em nossos principais mercados emissores: São Paulo, Minas Gerais e Brasília, para trazer um grande número de visitantes neste período”.
Bacelar disse ainda que haverá um trabalho de capacitação empresarial e profissional para melhorar os serviços nos destinos turísticos de São João. “Vamos chamar os prefeitos para qualificar o receptivo do São João, aprimorando a atividade de hospedagem domiciliar, sobretudo nos municípios de pequena malha hoteleira, mas com festejos de grande porte”, explicou.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, disse que já foi procurado pelos governos dos estados do Nordeste para a promoção do São João. “Vamos dar apoio, pois entendemos que a cultura é um dos elementos de identidade do Brasil com o mundo”, disse.